quarta-feira, 18 de abril de 2012

Professor Francisco Lobo d'Avila

Apesar de serem só três anos passados consigo, já estava habituada a ve-lo todos os dias de manhã , com uma vontade de encarar a vida de uma maneira diferente, com um sorriso sempre no rosto. Ainda me lembro como se fosse hoje , as aulas em que ditava coisas para nós escrevermos , no fim de as ditar chamava-nos de nabos , de 'zerinhos' porque tudo o que o stor ditou estava tudo mal . Ainda me lembro quando gozava conosco quando dizia-mos 'voçê' . Lembro-me quando voçê se preocupava comigo , lembro-me quando me perguntava se estava bem , se precisava de alguma coisa , da maneira como olhava , da maneira sincera que me arrancava um sorriso da cara mesmo que no fundo eu nao quisesse sorrir . Lmebro-me quando perguntou a' turma o que para nós era 'ser bonito ' , ninguem lhe soube responder e voçê responder " para mim o que é ser bonito é olhar para a Sónia" . Eram perguntas que na altura nao sabiamos responder mas voçe sabia , bastava perguntar-lhe o quer que seja que sabia tudo , sabia lidar com a vida de uma forma inesplicavel . Lembro-me quando cheguei tarde a' aula e mandou um membro da turma a' minha procura e quando entrei na aula chamou-me a' sua beira e disse baixinho " onde andas-te? nao andas-te a fazer asneiras? olha que és a minha filhinha" . Lmebro-me de todas as palavras , todos os gestos , todos os momentos que alguma vez ja passei consigo . lembro-me do seu "I love you" , lembro-me quando voçe me dizia " agora é a parte de dizeres , «Me too» . Lembro-me de TUDO .  porque para além de um GRANDE professor , era amigo , um GRANDE e VERDADEIRO amigo. um ombro onde podia chorar , onde podia rir . Era uma grande pessoa , uma pessoa determinada , forte , com garra e sempre preocupado com os outros. Ensinou-me a sorrir mesmo que eu so tenha vontade de chorar , ensinou-me que uma brincadeira para nós proprios pode ser uma dor para os outros . Ensinou-me o significado da palavra VIVER. Adorei tudo o que aprendi , tudo o que passei consigo . Adorei quando disse que no dia da minha PAP estaria a' nossa frente a fazer caretas . E lhe posso garantir , que nesse dia eu vou estar a apresentar a minha PAP , vou olhar para a frente e vou imaginar voçê ali a' minha frente a olhar para mim .
Um grande OBRIGADA pelo que fez por mim , por todos nós . 
Será sempre relembrado com um sorriso .  A saudade permanece para sempre <3
Até já GRANDE Amigo <3


2 comentários:

  1. Sónia, vi este seu post e não consegui deixar de lhe deixar aqui uma mensagem. Agradeço todas as palavras que aqui escreveu sobre o meu irmão. Sem palavras.
    É bom saber que os alunos gostavam dele. E desta forma. Ele adorava o que fazia e achava que podia fazer a diferença. E fez.
    Não tenho a mínima dúvida que ele continuará a olhar por todos nós, por todos aqueles de quem gostava.
    É muito muito triste. E bem sei que não há palavras certas que sirvam para descrever a profunda tristeza que nos invade. Nestes momentos de tristeza, tenho-me lembrado muito de uma frase de uma amiga minha que, relembrando Balzac, dizia: "as pessoas de quem gostamos não desaparecem, apenas deixamos de as ver". É uma frase que tenho lido, relido e procurado absorver - e que também aqui lhe deixo.
    Muito obrigado por esta mensagem.
    Filipe Lobo d'Avila

    ResponderEliminar
  2. os alunos continuam a gostar muito dele . Foi um exemplo para muita coisa , era como se fosse o melhor amigo de todos nós . Foi uma grande perda e todos têm muitas saudades . mas também acredito que estará sempre a olhar por todos nós.
    Essa frase faz todo o sentido , não está cá fisicamente mas no pensamento e no coração estará sempre .

    ResponderEliminar